Dirigentes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram da Conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI) 2025, entre os dias 26 e 30 de abril, em Brasília. Realizado anualmente, o evento teve como tema “Towards Equitable and Sustainable Partnerships”.
Ao longo dos quatro dias de encontro, ocorreram workshops, seminários, apresentações de trabalhos e uma feira de parceiros. Além disso, fez parte da programação o President’s Day – atividade exclusiva para reitores de instituições de ensino superior.
Estiveram presentes no encontro, os reitores do Instituto Federal Sertão Pernambucano (IFSertãoPE), Jean Carlos de Alencar, e do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Marcelo Ponciano; gestores de relações internacionais de 20 instituições da Rede Federal; e representantes da Diretoria de Relações Internacionais do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).
Destaques do encontro
Durante o encontro, quatro Institutos Federais – IFSP, IFPB, IFPE e IFMA –, o Conif e o Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conif apresentaram trabalhos. Além disso, como parte da programação do evento, também foi apresentado o CAPES-GLOBAL, o novo programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – que é vinculada ao Ministério da Educação.
Outro destaque foi a participação do reitor do IFTM, Marcelo Ponciano, no President’s Day. “É muito bom estar neste espaço, conhecer diferentes instituições do mundo todo que estão trabalhando para internacionalizar os espaços de ensino. Um dos tópicos mais relevantes é que as instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão precisam de um quarto eixo de atuação para transformar a sua instituição num ambiente global, que é justamente a Internacionalização. E a FAUBAI tem sido um evento que integra essas instituições, conectando projetos com múltiplos parceiros”, afirma Ponciano.

De forma paralela, o Conif realizou uma reunião bilateral com representantes da Federação dos Colégios de Ensino Geral e Profissional (Cègeps), do Quebec (Canadá), e manteve diálogos com representantes da Embaixada dos Estados Unidos, do Aspire Institute, da Corporación Unificada Nacional de Educación Superior (CUN), da Colômbia, e com representantes de diversas instâncias do MEC.
FAUBAI
A FAUBAI é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover a internacionalização da educação superior no Brasil. Fundada em 1988, a FAUBAI atua como uma rede de colaboração entre instituições de ensino superior brasileiras e estrangeiras, agências governamentais, organizações não governamentais e outros atores envolvidos na educação internacional.
A FAUBAI tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.
As conferências da FAUBAI têm como objetivo facilitar o intercâmbio de experiências e melhores práticas; promover a discussão de temas relevantes da Educação Internacional; promover a gestação e o fortalecimento de parcerias. Esse é o evento mais antigo da América Latina dedicado à internacionalização da educação superior, reunindo mais de 600 participantes de diversos lugares do mundo.
Diretoria de Comunicação do Conif
Foto: Arquivo Forinter/Conif