Relatório de Gestão 2018

Palavra da Presidência


Celebrar. O termo nos motivou em 2018, quando comemoramos os dez anos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. Instituídas pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, as instituições – ao longo da primeira década – con tribuíram para que, de maneira incontestável, as políticas públicas educacionais avançassem conforme o previsto no artigo 205 da Constituição Federal de 1988: “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colabora ção da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.


Sem embargo, apesar do período festivo, a Gestão de 2018 enfrentou muitos desafios por conta de um novo ambiente político posto e também pelo advento do período eleitoral. Con textos que nos exigiram o exercício demasiado do diálogo e, naquele momento, até a capa cidade de entrever cenários para que pudéssemos dar continuidade ao trabalho basilar do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tec nológica (Conif): a consolidação e expansão da Rede Federal.


Equilibrando perfis e habilidades, a Diretoria Executiva promoveu articulações, executou ações e publicizou posicionamentos respeitando o Pleno do Conselho. Tudo feito estrategicamente para reiterar o modelo de ensino da Rede Federal – onipresente em um Brasil diverso cultural mente, e, na mesma medida, desigual.


De Norte a Sul e de Leste a Oeste, nos aproximamos e reaproximamos de protagonistas da área educacional das esferas pública e privada nos âmbitos federal, estadual e municipal, e também internacional. Tarefa árdua e, muitas vezes, desoladora, diante de um orçamento limitado, porém de números e exemplos que nos impregnam de orgulho.


Segundo dados da Plataforma Nilo Peçanha (PNP), do Ministério de Educação (MEC), a edu cação profissional e tecnológica se aproximou de um milhão de matrículas em 2018. E o que dizer dos estudantes Juliana Davoglio Estradioto (IFRS) e Leonardo Silva de Oliveira (IFCE), respectivamente, 1º e 3º lugares em um dos mais importantes prêmios da ciência brasileira – o Prêmio Jovem Cientista que visa revelar talentos, impulsionar a pesquisa e investir em jovens inventores de soluções inovadoras para problemas da sociedade?!


Certamente fizemos ou, pelo menos, tentamos fazer muito em prol da educação profissional e tecnológica em termos de garantia de recursos, qualificação dos servidores da Rede Federal, infraestrutura apropriada e projetos pedagógicos condizentes com a expectativa de nossos estudantes e em consonância com a realidade do mundo do trabalho – cada dia mais desa f iante considerando a aproximação da 4ª Revolução Industrial, ou melhor, da Indústria 4.0.


Nesse sentido, não poderíamos deixar de citar que empreendemos todos os esforços nas relações com a Secretaria de Educação Profi ssional e Tecnológica (Setec) do MEC para a reali zação da 42ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profi ssional e Tecnológica (Reditec), cujo tema principal foi “O Trabalho no Século XXI – Globalização, Ino vação, Educação Profi ssional e Tecnológica: caminhos e desafi os para inclusão”.


Tendo como anfi trião o Instituto Federal Fluminense (IFF), o evento, realizado de 10 a 14 de setembro de 2018, no Rio de Janeiro, foi marcado pela internacionalização no que se referiu a palestrantes e temáticas. Conjuntura na qual o Conif reiterou a defesa irrestrita pela educação profissional e tecnológica como um bem público, dever do Estado e um direito social.


No decurso de 365 dias, a Diretoria, a exemplo de gestões anteriores, tendo como escopo o aperfeiçoamento e inovação no que tange à administração do Conselho, transmite seu lega do, em especial a experiência de que, ocasionalmente, é vital deixarmos conquistas efêmeras de lado e persistir em algo maior e perene para que a Rede Federal continue investindo na formação integral de seus estudantes e, dessa forma, entregar ao País profi ssionais também conscientes do seu papel enquanto cidadãos.

Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif)

FaLang translation system by Faboba