Rede Federal realiza oficina de formação sobre PEC-G, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB)

​A Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica promoveu, entre os dias 28 e 30 de outubro de 2025, uma oficina de formação sobre o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), no Instituto Federal da Paraíba (IFPB).


O encontro foi organizado pela Coordenação do Fórum dos Assessores de Relações Internacionais (Forinter), com o apoio da Câmara de Relações Internacionais, ambos do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif). A formação teve como objetivo fortalecer a atuação da Rede Federal no âmbito do Programa PEC, abrangendo as modalidades PEC-G (Graduação) e PEC-PLE (Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros).


Durante os três dias de atividades, gestores de relações internacionais e coordenadores do Programa PEC-G, da Rede Federal, participaram da oficina. Além disso, marcaram presença Elisa Maia, representante da Divisão de Temas Educacionais do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e Letícia Pavão Schinelo, da Coordenação-Geral de Assuntos Internacionais da Educação Superior e consultora na área de Internacionalização da Educação Superior (CGAI/SESu/MEC).


A programação contou ainda com participações virtuais de Luciana Massukado, diretora de Programa da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Ana Carolina Oliveira e João Paulo Rotelli – diretora e coordenador de Relações Internacionais do Conif, respectivamente –, além de Neudy Alexandro Demichei, vice-coordenador do Fórum de Políticas Estudantis do Conif.


Entre os encaminhamentos propostos pelos participantes da oficina, destacam-se a ampliação e fortalecimento do diálogo do Forinter com os demais fóruns temáticos do Conif que tratam de temas relacionados à internacionalização e à permanência estudantil; e a intensificação das articulações com o Ministério das Relações Exteriores (MRE) e o Ministério da Educação (MEC) – por meio da SETEC e da SESu –, visando a realização de novas oficinas, seminários e ações conjuntas de formação.


Atualmente, 18 instituições da Rede Federal integram o Programa PEC-G, e a formação teve como meta ampliar essa participação, consolidando uma internacionalização solidária e inclusiva no âmbito da Rede Federal.


Contexto do Programa


O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) é uma iniciativa do Governo Federal do Brasil, desenvolvida em cooperação com países da América Latina, Caribe, África, Ásia e Oceania. O programa possibilita que estudantes de países em desenvolvimento realizem cursos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras.


Já o Programa de Ensino de Língua Portuguesa para Estrangeiros (PEC-PLE) oferece formação linguística prévia, promovendo maior integração acadêmica, cultural e social.



Diretoria de Comunicação do Conif
Com informações da Diretoria de Relações Internacionais do Conif
Foto: Arquivo Pessoal

Compartilhe esta notícia

mais notícias

FaLang translation system by Faboba